5 motivos para ser anglicano

0 125

(Por Dr. Michael Bird após o vídeo do Dr. Jordan Cooper sobre os motivos de ele não ser anglicano)

1- Você pode ser Protestante e Católico.

Mas espere, você precisa entender isso melhor. Embora seja uma igreja reformada/evangélica, a igreja anglicana está fortemente apegada a sua herança católica, à catolicidade da igreja de todos os tempos, que tem dois mil anos de história.

A proposta da Igreja Anglicana nunca foi fundar uma nova igreja do zero, mas reforma-la, chamando-a de volta à apostolicidade. Nossa igreja está organicamente e historicamente ligada à Igreja dos Apóstolos, à Igreja de Jerusalém do primeiro século, à Igreja do Pentecostes, através da Sucessão Apostólica, do Episcopado Histórico.

2- O Livro de Oração Comum

Um poderoso instrumento de unidade da Comunhão Anglicana por todo o mundo é o LOC. Um exemplo é a celebração da Ceia do Senhor. Em qualquer parte do mundo que você participar da Eucaristia numa Igreja Anglicana, será a mesma liturgia do Livro de Oração Comum. Aliás, se você ainda não participou da Ceia do Senhor numa igreja anglicana você não sabe o que está perdendo. Você ainda não experimentou uma liturgia incomparável. O Livro de Oração Comum é um dos maiores tesouros produzidos pela tradição protestante em toda a história.

3- A Via Média

Sim, o anglicanismo é uma via média , mas não entre a Igreja Católica Romana e a Protestante, e sim entre o luteranismo e as igrejas reformadas, entre Wittenberg e Genebra. 🇩🇪🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿🇨🇭

4- Unidade e Diversidade

A Igreja Anglicana não tenta viver uma homegeneidade, mas sim uma unidade na diversidade. Há muitos pensamentos divergentes, há anglo-catolicos, high Church, low Church, há quem é mais próximo do luteranismo, há quem é mais reformado e até mais próximo do puritanismo, entre outras diferenças, mas buscamos convergir para o essencial comum e tolerar a diversidade de pensamentos em doutrinas não fundamentais.

A homogeneidade não me parece saudável. O anglicanismo sempre foi muito interessado em evitar extremos, enquanto mantém um diálogo equilibrado. É muito fácil ter unidade quando há uma imposição homogênea, todos tem que ser idênticos e pensar da mesma forma. Difícil mesmo é ser diverso, se permitir discordar e discutir muitas questões, mas ainda assim preservar a unidade no essencial. Esse é o nosso desafio.

5- As pessoas mais legais estão conosco

Veja, nós temos C. S. Lewis, Alister McGrath, N. T. Wright, J. I. Packer, John Stott, John Wesley… As melhores pessoas que conheço na América são anglicanas. Acabamos de receber Beth Moore, temos Esaú McCaulley, Tish Warren, Amy Peeler, Scott McKnight… Ou seja, todos pessoas incríveis.

Estendo o convite ao Dr. Jordan Cooper. Eu poderia providenciar para que você fosse recebido na comunhão anglicana. Fique tranquilo que você pode manter a barba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.